A COZINHA É O LOCAL MAIS PERIGOSO DA CASA     

 É justamente em casa onde a criança passa a maior parte do tempo das férias, e é também ali onde mais acontecem os acidentes. Considerando as diversas dependências das casas e apartamentos, os especialistas avaliam que os ambientes mais propícios à ocorrência de acidentes, por ordem de risco, são: cozinha, banheiro, escadas e corredores, quarto, sala, elevador, lavanderia, piscina, quintal e garagem-depósito.

 A cozinha é o lugar mais perigoso. Nela ocorre a maioria das queimaduras, lesões cortantes, lacerações e intoxicações, entre outros acidentes. Por isso, os responsáveis devem ficar sempre atentos quanto aos objetos cortantes, pontiagudos, produtos de limpeza e cabos das panelas.

 "Durante o lazer, a criança adquire novas habilidades e aumenta progressivamente sua interação com o ambiente, mas ainda não possui a capacidade de avaliar os perigos ao seu redor", explica os pediatras e especialistas em segurança infantil Lígia

 Fruchtengarten e Wilson Maciel.

 Para eles é essencial que os pais examinem o ambiente em que os filhos vivem e eliminem os possíveis fatores de risco. Como essa tarefa é um tanto quanto difícil, os dois reuniram um check-list rápido no livro Crianças e Adolescentes Seguros, da Publifolha, para os pais darem um "passeio" por todos os cômodos da casa e avaliarem se são ambientes seguros.

 1- Os cabos das panelas estão voltados para dentro ou para o meio do fogão?

 2- Os fios dos equipamentos de cozinha, da geladeira e do freezer possuem dimensões apenas suficientes para alcançar a tomada e são de difícil acesso?

 3- A chave geral do bujão de gás funciona bem e fica desligada quando o fogão não está em uso?

 4- Os botões de acendimento do fogão estão funcionando bem?

 5- Todos os produtos de limpeza e inseticidas são mantidos em seus recipientes originais, bem tampados, em armários próprios, altos e fechados a chave?

 6- Os talheres, copos e pratos ficam em armários altos e fechados?

 7- Objetos cortantes (facas, tesouras, garfos etc.) ficam em gavetas trancadas ou com trava?

 8- Têm um armário na cozinha para guardar o recipiente de lixo, com sua tampa correspondente?

 9- A porta do lava-louças está sempre fechada quando em funcionamento?

 
Crianças e Adolescentes Seguros

 Para amenizar os riscos de acidentes que envolvem esse público, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reuniu 45 especialistas e criou uma espécie de bíblia da pediatria brasileira nessa área.

 Lançado pela Publifolha, o livro reúne textos claros e precisos que, com o apoio de ilustrações, tabelas e testes, mostram como identificar riscos nos ambientes domésticos e externos, garantir a segurança de equipamentos e brinquedos, adotar medidas preventivas, prestar os primeiros socorros, entre outras orientações.

 O título traz recomendações dos maiores especialistas da área, reunidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria - entidade que, desde 1910 congrega mais de 20 mil pediatras de todo o Brasil. O objetivo dos autores foi preencher uma lacuna na área de educação em saúde, oferecendo aos pais e aos educadores informações e dicas valiosas sobre a prevenção de acidentes e violências contra crianças e adolescentes.

 

Crianças e Adolescentes Seguros

 Autor: Sociedade Brasileira de Pediatria, coordenação Renata Waksman, Regina Maria Catucci Gikas e Wilson Maciel

Editora: Publifolha

336 páginas

R$ 49,90

 Os livros podem ser adquiridos nas principais livrarias do país, pelo televendas 0800-140090 ou pelo site www.publifolha.com.br

 Fonte: Segs